sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Projeto Phenix - O motor preparado para a Puma GTE 1979

Após concluída a restauração da Puma GTE, busquei a realização de um sonho que não tinha conseguido durante a restauração.

Durante a restauração as duas tentativas de preparar o motor foram frustadas e não se conseguiu concretizar o objetivo.

Foi então que busquei forças nos amigos e contactei o grande Ricardo Kamekase de Recife-PE. Ele é um grande conhecedor de motores e em sua casa, possui uma oficina de preparação, que presta serviços apenas para os conhecidos e mais chegados.

Sentamos e tomamos uma cerveja discutindo o projeto, que ficou definido com um kit de pistões 92mm que apareceu para comprar na hora e com um preço ótimo, por se tratar de uma peça nova.



Então, o kit de pistões se juntaram ao kit de carburação Weber 40 IDF e a um novo comando com graduação mais elevada e estava nascendo o Projeto Phenix, que tinha por objetivo montar um motor de alta performance para o uso em estradas e provas de regularidade, que tivesse resistência a anos de uso. Portanto, questões como tempo, taxa, temperatura, ajustes de carburação não precisavam ser exigidos ao extremo, deixando sempre um folego extra a ser extraído do motor quando necessário.

A denominação Phenix foi dada pelo renascimento do sonho do motor preparado entre as seguidas falhas das tentativas anteriores.

A partir de então, o projeto foi desenvolvido e concluído perfeitamente. Hoje posso dizer que tenho um carro muito forte e confiável.

Relatos sobre a entrega surpresa da Phenix você pode ver aqui.

Primeiras impressões ao dirigir você verá aqui.



Um comentário: